Verão chegando e aquela vontade de extravasar os sentimentos mais belos, ante a exuberância das paisagens e do povo hospitaleiro de Salvador. Mas os cuidados sanitários continuam a ser obrigatórios e necessários para a segurança dos visitantes e quem está sendo visitado. Por isso mesmo, o uso de máscara, a limpeza das mãos com álcool gel e o distanciamento social, continuam a ser as formas seguras (mesmo para quem já vacinou) de conter a propagação do coronavírus.
Em Salvador, vários estabelecimentos comerciais e espaços culturais e de lazer voltaram a funcionar, adotando os protocolos de controle sanitário. E a Prefeitura continua a seguir as orientações sanitárias da Organização Mundial da Saúde – OMS, e de outras autoridades competentes, como forma de conter o avanço da Covid 19 e preservar o bem-estar da população. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo desenvolveu protocolos para colaboradores, fornecedores e clientes, no intuito de apoiar e oferecer orientações que reforcem a segurança nos estabelecimentos comerciais da cidade e aumentem a confiança de turistas e da população.
Estes protocolos foram desenvolvidos com base em referências nacionais e internacionais, e de forma articulada com representantes dos segmentos envolvidos (bares, restaurantes, hotéis, agências de turismo, meios de transporte, espaços culturais e centros de convenções). Passam a ser, portanto, referências para os visitantes, porque possuem a certificação para funcionar com segurança e porque são frequentemente avaliados por um organismo independente e de competência reconhecida.
Diferente de outros selos existentes, relacionados a este tema, onde os interessados se auto declaram atender aos protocolos estabelecidos, agora esses estabelecimentos comerciais e de entretenimentos se submetem a um processo de verificação efetiva por parte de quem concede o selo, o Selo Verificado, cujos protocolos foram desenvolvidos com base em referências nacionais e internacionais. A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, aprovada pelo INMETRO, é a responsável por auditar e recomendar ou não a certificação desses empreendimentos.
Segurança para os turistas – Comprovado o uso correto dos protocolos, os estabelecimentos receberão o Selo Verificado, atestando a adoção de medidas de prevenção à Covid-19, e o compromisso com o bem estar dos clientes. O selo é gratuito e terá validade de um ano. Além da certificação, os clientes poderão avaliar o cumprimento dos protocolos, criticar, denunciar ou sugerir melhorias na adoção dos protocolos pelos estabelecimentos frequentados, através do Fale Conosco.
Viagem tranquila – Outra medida é a certificação sanitária das viagens à capital baiana. O Safe Travels é um selo criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo – WTTC para apoiar um conjunto de requisitos a serem cumpridos por empresas, cidades e países durante a pandemia. A WTTC é uma organização não governamental que busca o desenvolvimento sustentável do turismo mundial.
Criou uma série de requisitos de boas práticas para prevenção à Covid-19. Salvador é a primeira cidade brasileira a receber e adotar este selo nos seus estabelecimentos turísticos. O selo conta com o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e de mais de 200 CEO’s de grandes empresas do turismo em todo o mundo.